Uma foto posta a circular nas redes sociais mostra o ministro das Finanças, o Secretário de Estado de Tesouro e alguns dos seus colaboradores com um grupo de militares que supostamente os terá resgatado da Guarda Nacional. Na imagem com dois militares bem visíveis, se pode ver o ministro aparentemente tranquilo e que estava em boas condições de saúde. O Estado-Maior já veio denunciar que, as celas foram assaltadas pela Guarda Nacional o que, segundo o comunicado obrigou a intervenção de forças republicanas para a reposição da ordem.
As mesmas informações dão conta de eventual detenção do Comandante da Guarda Nacional, Victor Tchongo mas a imagem exibida na qual se encontra sob custódia de militares, foi contrariada por alguns internautas, sem qualquer sustentabilidade contrária.
Fontes contactadas pelo UH a propósito da referida imagem reconhecem que, na verdade quem está ‘na transformação da película’ é mesmo Victor Tchongo.
Um militar que pediu anonimato ao UH, questionou qual a reacção do Estado-Maior do Exército que nem sequer se preocupou com a protecção do seu perímetro no momento em que houve confrontos entre as partes.
O que parece não oferecer qualquer dúvida é o controlo da situação. As instalações da Guarda Nacional estão totalmente controladas por militares que resgataram o ministro e o Secretário de Estado, que muito se diz serem da Presidência da República.