Nacional Política

Umaro Sissoco Embaló comenta ‘alianças em curso’ e garante que Bazoum vai retomar funções no Niger

O Presidente da República disse dia 31 de Agosto, à margem do lançamento do projecto de modernização dos equipamentos da APGB que, está a aguardar a notificação do parlamento para poder posicionar sobre o futuro Governo a ser formado pela Coligação PAI Terra Ranka. Umaro Sissoco Embaló reconhece na verdade a existência de um vencedor das eleições, mas defende que, nos regimes democráticos deve-se deixar que as instituições funcionem. Daí que, deve swer o parlamento a notificá-lo sobre a nova maioria parlamentar para depois os vencedores aparecerem no palácio, com a figura de Primeiro-ministro para ser nomeado. O PR teve ainda tempo para comentar a situação política no Niger marcada por um golpe de Estado em curso e disse que o Presidente golpeado vai regressar às funções.
Na mesma ocasião, o PR insinuou as recentes alianças parlamentares e numa liguagem metafórica, Sissoco Embaló afirmou que, o que existe na democracia são corridas de maratona e não sprint como alguns estão a fazer. “Mas isso não nos assusta, porque aprendemos a correr no Kénya. Corre-se maratona nas regras e na recta final pode-se recorrer ao sprint. Mas quem começa com sprint, infalivelmente vai cansar”, afirmou o PR aludindo claramente as alianças que estão a serem estabelecidas pela Coligação PAI Terra Ranka.
Outro assunto por ele referido é o golpe de Estado em curso no Niger. O PR recordou que, a troyka da CEDEAO reuniu ena Nigéria no dia 30 de Julho para discutir o assunto, mas a decisão tomada é a reposição da legalidade. “O que posso garantir a todos é que, o Bazoum vai voltar ao seu lugar. Porque a CEDEAO entende que, esta ser oportunidade para a sua afirmação. E, para a reposição da legalidade, todas as vias estão a serem equacionadas, até a militar”, assegurou para garantir que, neste momento os Chefes de Estado da CEDEAO estão a reunir.

Related Posts