Nacional

Sociedade Civil diz ter garantias do Presidente Embaló para participar no Djumbai de Paz

O nome é djumbai, mas será encontro entre a Sociedade Civil e actores políticos  para a busca de entendimento entre os actores políticos nacionais. Não tem nada nem termo de referência, específico, mas já tem os participantes. O Presidente do Movimento Nacional da Sociedade Civil, Paz Democracia e Desenvolvimento revelou hoje a imprensa que, o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló prometeu participar no diálogo que se pretende entre os actores políticos guineenses. A saída do encontro com o Chefe de Estado, o Presidente do Movimento, Fodé Caramba Sanha lembrou que, o encontro com o Chefe de Estado, faz parte dos encontros iniciados desde 2024, no mês do Outubro. “O Presidente disse que, se a Sociedade organizar o djumbai dos actores políticos, ele irá tomar parte”, revelou.

Segundo ele, esta iniciativa está a ser engrossado pelas organizações construtores de paz, visando a sensibilização do PR, para o bem-estar do país. “Neste momento queremos avançar com esta iniciativa, com a qual temos o apoio da WANEP através de um projecto financiado pela União Europeia. Queremos que seja ultrapassada a situação que estamos a viver; ultrapassar tensões para que a situação seja normal. Estamos agora a iniciar a segunda ronda para a segunda ronda. Começámos no passado com o PR, ele deu garantias agora de que está dispostos a participar no futuro diálogo, basta acertarmos o calendário para facilitá-lo a tarefa”.

Assegurou que receberam garantias bem afirmadas e interesse para participar no processo de djumbai de busca de paz e estabilidade na Guiné-Bissau. “Todas estas deslocações que vamos fazer visam a garantia de todas as partes. Iniciamos no ano passado com o PR e agora voltamos e deu o seu aval. Ele disse que está interessado no djumbai de busca de paz”, referiu.

 

Sabino Santos

Related Posts