O Secretário-geral da APU PDGB apelou a todos os militantes do partido e guineenses para aparecerem em massa no Aeroporto no dia 30 de Agosto para receber Nuno Nabian. Agostinho da Costa assegurou que, os militantes da APU vão estar presentes no Aeroporto e ninguém se atreverá a tocar alguém. Disse que, se as pessoas tiverem que morrer, como ameaçou o Secretário de Estado da Ordem Pública, José Carlos Macedo Monteiro, o primeiro a morrer será ele mesmo (José Carlos Macedo). Sobre as alegadas proibições de aglomerações, da Costa perguntou porque razão é que, Sissoco Embaló, Botche Candé e José Carlos Macedo podem aglomerar, mas os outros não. Daí que, segundo as suas palavras, fica claramente visível que, querem utilizar o Estado para os seus interesses. Mas, conforme disse, na sexta-feira, havendo necessidade mortes, José Carlos Macedo será o primeiro a chegar ao cemitério.
Relativamente ao nível de escolaridade, fraca instrução académica do Coordenador do MADEM que José Carlos Macedo invocou na sua última aparição pública, Agostinho da Costa em jeito de resposta, questionou se Umaro Sissoco Embaló, Botche Candé ou ele mesmo José Carlos têm instrução académica. O SG da APU diz que, Sissoco Embaló fez 360 viagens só em negociatas.
“É um Presidente que utilizou o país para negociatas. Não tem nenhuma empresa, por isso, nada justifica as suas viagens. Em 360 viagens, o que é que trouxe? Nada. Usa o Estado para os seus proveitos”, atacou, para mais a frente lembrar que Sissoco Embaló deu 7 milhões de dólares à maneira. Ele acusou ainda Umaro Sissoco Embaló de ser pior divisionista, pior tribalista, porque quer dividir todos os partidos políticos na Guiné-Bissau.
No que se refere a falta de condições para a realização da Cimeira da CPLP na Guiné-Bissau, Agostinho da Costa corrabora e aponta exemplos que elucidam. “Quando um Presidente da República acaba com o STJ, tira um Presidente e coloca outro; quando invade os partidos políticos e faz o que quer; quem vai fazer cimeira aqui”, questionou.
O pano de fundo da conferência de imprensa era sobre a chegada de Nuno Gomes Nabian e a propósito, Agostinho da Costa foi categórico: “Vamos receber o lante Ndan e nada irá acontecer”, prometeu Agostinho para desafiar á José Carlos Macedo para mostrar qual a disposição legal que os impede de ir receber Nuno Nabian.
Segundo ele, para a recepção á Nuno Nabian, APU cumpriu toda a legalidade, por isso, não têm medo das ameaças de Nuno Nabian. “José Carlos Macedo deve lembrar 17 de Outubro jamais irá acontecer na Guiné-Bissau. Neste momento desafiamos a todos eles para estarem aqui presentes. Ninguém pode sair. Devem estar aqui todos eles. José Carlos, Umaro Sissoco e Botche Candé. Estamos disponíveis para morrer”, disse.
Ele garantiu que, no dia 30 de Agosto, os militantes devem aparecer para não se arrependerem depois, porque tudo o que eles projectarem terá resposta.
Para APU, neste momento o STJ tem 7 juízes suspensos, pelo que devem ser reintegrados para que o Tribunal possa ter quórum e para que o país vá as eleições.
“Se não reporem, o país não vai as eleições. Como é que se pode ir eleições com apenas 5 juízes? Vão integrar outros? Com quais critérios? Como podem reunir a plenária? Portanto Sissoco criou uma situação complexa e compete-lhe sair da mesma”.
Da Costa chegou ao ponto de chamar José Carlos Macedo de analfabeto político técnico que não sabe se que tudo o que é permitido pela lei, tem de ser exercido. “Vamos receber Nuno Nabian sem qualquer violência. Aliás, é a forma de ser de Nuno Nabian que recebeu das mãos de Koumba Yalá”.
Quanto a possibilidade das pessoas serem atacadas em suas casas, afirmou que, Aliança Koumba, Fórum de Salvação da Democracia e o PAIGC vão sair para ver o que é que vai acontecer.