Desporto

Opinião de Míster Dutur sobre o campeonato nacional

A minha opinião sobre a proposta da FFGB, aos clubes para a realização do campeonato da 1ª e 2ª divisão
Gostaria de alinhar ao posicionamento dos clubes como: SB Benfica, Sporting CGB, Portos de Bissau e Flamengo de Pefine, em não concordar com esta proposta que só vai contribuir para a diminuição dos níveis de capacidades dos nossos jogadores, derivado duma redução do período competitivo. Estando a falar do futebol, falamos duma modalidade em que o período competitivo é cada vez mais longo, período preparatório cada vez mais curto e período transitório também mais curto.
Contrariamente aquilo que é verificado no nosso país nos últimos anos, em que passou a ser evidente a redução do período competitivo e consequente alargamento dos dois períodos (preparatório/transitório), sem se lembrar que podemos retardar sobrimaneiramente limiar de incapacidade dos nossos jogadores, quando tiverem mais tempo em competição.
Contribuindo desta forma na maximização dos seus processos catabólico… Gostaria de lembrar que o treino está altamente imposto aquilo que chamamos de: relações anabólicas e relações catabólicas.
Relações anabólicas é de distribuição e de consumo e relações catabólicas neste caso de reparação e de formação das células. No entanto no futebol quando falamos deste aspecto de programação/planificação, temos que pensar em como atingir a chamada adaptação crónica ou ciclo de auto-renovaçao da matéria viva, onde a questão da recuperação nos jogadores é feita de forma ativa ou seja mais intensa e esta intensidade só é conseguida com mais números de jogos… Pois assim trabalhamos para as contrações que vai ser evidentes {mais concêntricas, menos descêntricas, mais amplitude menos amplitude articular ou seja há todo aqui um processo de variáveis que são manipulado neste processo de recuperação.
Com isto gostaria de encorajar a nova direcção da FFGB, a continuar o quadro do bom trabalho que tem vindo a desenvolver, mantendo assim o anterior formato das competições, mesmo optando pela aceleração das provas em algumas jornadas para recuperar o tempo perdido.
As maiores saudações desportivas.

Related Posts