Política

Ex-Primeiro-ministro Rui de Barros é novo Primeiro-ministro da Guiné-Bissau

O ex-Primeiro-ministro, Rui Duarte de Barros acabou de ser nomeado pelo Decreto Presidencial nº 73/2023 como novo Primeiro-ministro da Guiné-Bissau. A nomeação de Rui Duarte de Barros aconteceu depois de Geraldo João Martins ter se manifestado indisponível em liderar um Governo sobre qual não tem autoridade. Essa nomeação vem consumar a determinação do Presidente Umaro Sissoco Embaló em provar que, depois de anunciar a dissolução do parlamento e consequente queda do Governo saído das eleições de 4 de Junho é ele quem forma o Governo de Iniciativa Presidencial.

Fontes da Presidência garantiram que, Rui de Barros deverá ser empossado ainda no dia 20 de Dezembro para preparar a formação do seu Governo. Aliás, a formação do Governo acabou por ser motivo de impasse entre, o PR Umaro Sissoco Embaló e o demissionário PM, Geraldo Martins. Martins terá sido categórico em dizer o PR que, as entradas no Governo tinham a obrigação de ter o seu aval.

Com esta decisão deu-se mais um passo na crise política instalada no país desde 1 de Dezembro com o confronto entre as forças da Presidência da República apoiadas pelo Estado-Maior contra a Brigada de Intervenção Rápida da Guarda nacional.

Importa destacar que, Rui Duarte de Barros dirigiu o Governo de Transição depois do golpe de 12 de Abril de 2012 a 2014.

Related Posts