quinta-feira, fevereiro 19, 2026
spot_img
HomeNotíciasEconomiaSuposto desfalque de 309 milhões de Fcfa deverá deixar Mama Samba Embaló...

Suposto desfalque de 309 milhões de Fcfa deverá deixar Mama Samba Embaló da CCIAS até às novas eleições

É uma decisão irreversível. Mama Samba Embaló, vai ficar definitivamente fora da liderança da Câmara de Comércio Indústria, Agricultura e Serviços (CCIAS). Para o seu lugar, vai manter Bacar Baldé que, ilegalmente terá delegado poderes em 2025, logo depois de ter sido suspenso pelo Conselho Directivo em Novembro de 2024. O que agrava o afastamento de Mama Samba Embaló são a investigação judicial a volta dos 309 milhões de Fcfa que foi acusado de desfalcar e a sua decisão de não ficar Bacar Baldé que, em 2025, ele mesmo indicará, três meses após a sua suspensão, mas que agora quer desalojar para retomar o seu lugar, alegadamente por ter ganho a justiça. Os associados da CCIAS consideraram de desastrosa a gestão de Mama Samba Embaló pelo que deverá ficar fora da instituição até a situação ser resolvida. A direcção transitória toma posse no dia 20 de Fevereiro no Palácio do Governo, para assumir em pleno, todas as competências da organização até às eleições.

“Mama Samba Embaló alega ter ganho a justiça para reclamar o seu lugar. É falso. É preciso que as pessoas saibam o que passou em concreto no Ministério Público. Foram lá fazer o que fizeram e um Magistrado lhe terá passado a Certidão de Arquivamento do processo, mas depois de algumas averiguações, foi revogado. Porquê? Porque, o Procurador-Gerral da República concluiu que, o processo não correu trâmites legais na própria instâsncia. Significa que, o que está em curso, é o trabalho sobre a denúncia de gestão danosa de Mama Samba Embaló. O seu alegado arquivamento ficou sem efeito ”, revelou uma fonte próxima do processo.

Segundo a mesma fonte, neste processo, Mama Samba Embaló andou em ilegalidade em todas as direcções. Por exemplo foi suspenso em Novembro de 2024, mas delegou poderes a Bacar Baldé em Janeiro de 2025. “Mas é bom notar um pormenor: ao decidir delegar poderes, sabia perfeitamente que estava numa situação fragfilizada. Cometeu a corrupção e isso vai ser julgado”, adiantou.

No dia 18 de Fevereiro, o ambiente aqueceu na Primatura quando, no acto da assinatura do memorando, Mama Samba abandonou a sala e fez uma declarações à imprensa na qual acusou o PM de golpe institucional.

A sua atitude segundo os associados do Sector Privado, é uma frustração, tendo em conta que, estava a obstaculizar um trabalho que garantir a estabilidade da organização. “Depois de estarmos todo este tempo paralisado, se decidiu-se fazer um trabalho que culminou com o memorando. O dia 18 era para assinar um Memorando de Entendimento entre Mama Samba, o Conselho Técnico e demais estruturas da CCIAS. Porque é importante que o mundo saiba que, pelo menos existe,m fortes indícios em como, ele desviou fundos. São mais de 309 milhões de Fcfa por justificar. Ele simplesmente não apresentou os resultados e não existem vistígios na tesouraria e contabilidade da CCIAS”, denunciou.

Para os associados, CCIAS é uma instituição com rendimento, porque as fontes de receitas não têm períodos altos e baixos. São uma vconstante. “A CCIAS tem cinco fontes de receita. Na Castanha de Caju, no Certificado Origem, no Parque de Safim, no Custo de combustível, no pagamento de Parqueamento nas regiões, sem pôr de lado as quotas dos associados. Quando as denúncias de corrupção intensificaram, criou-se uma Comissão que avaliou dinheieo desfalcado. Apuraram por exemplo que, o dinheiro não para a contabilidade e nem sai da tesouraria. As ordens de recebimento e pagamento eram tratadas directamente entre o Presidente e o Director Financeiro. O dinheiro não anda por canais. não chega a tesouraria: conclusão: ele te,m de ser imputado a responsabilidade e foi o que aconteceu”.

Rastos contam que, ele foi suspenso e assinou a suspensão. “Não tem legitimidade que reclama”, sintetizou.

Neste momento há uma confrontação entre Mama Samba e o regime instalado. A nossa fonte diz que, chegou-se a este ponto, porque este regime, protegeu bastante Mama Samba Embaló. “Quando em 2025 se decidiu pôr as coisas na ordem, houve pessoas que interviram e não permitiram que a justiça fizesse o seu trabalho. Hoje ele virou contra estas mesmas pessoas”.

Na CCIAS, há um sentimento de que, a instituição está a ser mal gerida. Fala-se em 16 meses sem salário para os trabalhado9res, 15 meses sem pagar renda. “Mas esta questão de renda teve um episódio interessante. No ano passado disseram que, a inquilina estava na rua com dispositivos apontados para fechar a sede por falta do pagamento. O então ministro do Comércio fez um despacho com carácter de urgência para desbloqueasr fundos e pagar. Trismente, usaram o dinheiro para seus proveitos e neste momento, não se pagpou a renda”.

RELATED ARTICLES
PUBLICIDADEspot_img

MAIS POPULARES

Recent Comments