sábado, outubro 18, 2025
spot_img
HomeNotíciasSociedadeCimeira das Raparigas resulta numa Agenda Regional e compromissos firmes

Cimeira das Raparigas resulta numa Agenda Regional e compromissos firmes

DAKAR, 13 de outubro de 2025 (REMAPSEN) – A capital senegalesa acolheu, de 10 a 11 de outubro de 2025, a Primeira Cimeira das Adolescentes da África Ocidental e Central (AOC). Este encontro histórico foi organizado pelo UNICEF e pelo Ministério da Família, Ação Social e Solidariedade do Senegal e reuniu mais de 200 participantes, membros de grupos ou redes de jovens, provenientes de 24 países da região, incluindo jovens rapazes solidários.

O objetivo é promover a concretização dos direitos das adolescentes, através da adoção de uma Agenda Regional para as Raparigas, de um plano de ação coletivo e de compromissos concretos por parte das partes interessadas.Representantes dos governos, agências regionais, sociedade civil, setor privado, artistas envolvidos, bem como parceiros técnicos e financeiros, também participaram.

Os trabalhos foram abertos pela Sra. Maïmouna Dièye, Ministra da Família, da Ação Social e das Solidariedades do Senegal, na presença de Omar Abdi (Diretor Geral Adjunto da UNICEF) e de Gilles Fagninou (Diretor Regional da UNICEF para a AOC). As raparigas exigem o fim da discriminação. Trinta anos após a Declaração de Pequim, as jovens raparigas denunciaram a lentidão dos progressos e as promessas não cumpridas. A Cimeira foi a ocasião para apelar aos líderes para que tomassem medidas urgentes para pôr fim à discriminação e à violência e garantir a plenitude dos seus direitos. As participantes formularam reivindicações fortes, nomeadamente:

  • Acabar com o casamento infantil e proteger as raparigas da violência e dos conflitos.
  • Implementar uma proteção especial em tempos de crise e denunciar o tráfico de crianças e a ciberviolência.
  • Leis rigorosas e sanções claras contra os autores de violência, e rejeição das normas sociais que limitam as suas aspirações.
  • Garantir o acesso à educação e às ferramentas digitais, bem como a serviços de saúde de qualidade.
  • Exigir a inclusão de raparigas com deficiência em todas as decisões, com acessibilidade e apoio necessários.

 

Compromisso Solene do Senegal

A Ministra da Família, Acção Social e Solidariedades, Sra. Maïmouna Dièye, saudou a determinação colectiva para «criar um escudo sólido contra todos os obstáculos ao desenvolvimento das raparigas na África Ocidental e Central».

Ela recebeu, em nome do Presidente do Senegal, a Declaração de Dakar e a Agenda Regional para os direitos das Meninas da África Ocidental e Central, documentos elaborados de forma «inclusiva e participativa». Ela tranquilizou as participantes quanto ao impacto do seu trabalho. «Assumo o compromisso solene de partilhar amplamente isto junto do governo do Senegal, através do Conselho de Ministros e dos canais institucionais apropriados», disse. «As meninas demonstraram perfeitamente que têm um conhecimento real dos múltiplos desafios inerentes à sua condição de adolescência, esta idade sublime mas marcada por grandes vulnerabilidades», destacou a Sra. Dièye.

« Convoco todos os Estados aqui presentes, bem como os parceiros para o desenvolvimento, a não fazer disto um simples documento, mas um roteiro vinculativo. As vossas vozes, que representam a voz dos 74 milhões de raparigas adolescentes, devem ser ouvidas, respeitadas e financiadas », afirmou a representante do governo senegalês.

Ela exortou as raparigas a continuarem a ser audaciosas, exigentes, o motor da transformação de África e do advento de um mundo mais justo. O senhor Omar Abdi, Diretor-Geral adjunto da UNICEF, sublinhou que uma atenção especial deve ser dada às adolescentes, se quisermos progredir.

« Investir nas raparigas e nas mulheres e garantir o respeito pelos seus direitos são catalisadores de mudança incríveis », afirmou, lembrando que colmatar a lacuna digital poderia adicionar 1,5 biliões de dólares americanos à economia mundial”.

« Continuem a criar redes, a aprender uns com os outros, para ver como as vossas ideias funcionam nos vossos contextos respetivos. Continuem a partilhar as vossas ideias com o vosso governo e com os representantes da UNICEF », aconselhou ele aos jovens.

Quanto a M. Gilles Fagninou, Diretor Regional da UNICEF para a África Ocidental e Central, destacou que a UNICEF está pronta para trabalhar ao lado dos governos, de forma a que exista realmente um mecanismo de acompanhamento das recomendações.

« Tivemos sessões de engajamento muito intensas, compromissos que nunca tínhamos tido no passado. Comprometemo-nos ao lado do governo senegalês e dos governos dos outros 23 países, para o acompanhamento das recomendações e a aceleração dos objetivos definidos, para que a próxima sessão que será realizada daqui a dois anos seja realmente uma celebração de vitória e progresso », sublinhou M. Fagninou.

Os jovens líderes presentes em Dacar elogiaram a organização deste cimeira, que, segundo eles, impulsionará de forma positiva a consideração das preocupações dos jovens nos países da África Ocidental e Central.

Convém lembrar que este encontro coincidiu com a celebração do Dia Internacional da Menina (11 de outubro), cujo tema este ano foi: «A menina que sou, a mudança que lidero: as meninas na linha da frente da crise»

RELATED ARTICLES
PUBLICIDADEspot_img

MAIS POPULARES

Recent Comments