Sociedade

Organizações da SC facilitam o diálogo entre o Governo e os Sindicatos

Depois de mais de sete meses de braço de ferro entre o Governo e a UNTG, central sindical que paralisou a Função Pública, parece agora existir luz no fundo do túnel. Diferentes organizações da Sociedade Civil da Guiné-Bissau estiveram reunidas hoje (07) com o Governo para analisar a situação de paralisação da Função Pública guineense. Na reunião, as estruturas mediadoras insistiram co o Governo sobre a necessidade de sentar a mesma mesa e buscar solução para os problemas levantados pelos sindicatos. O Governo concordou com nova possibilidade do diálogo e prometeu deslocar-se a sede da UNTG na manhã do dia 8 de Junho para formalizar um possível acordo que eventualmente possa resultar na suspensão da greve.

A saída do encontro, Denísia Indequi da WANEP, disse á imprensa que o encontro superou todas as expectativas e que estavam bastante felizes, porque o Governo aceitou as suas solicitações. Como consequência dessa abertura, assegurou aos jornalistas que, uma delegação do Governo deverá deslocar-se à sede da UNTG no dia 7 de Junho corrente para formalizar todos os acordos outrora acertados.

“O que queremos é que depois de amanhã que  seja anunciado o levantamento da greve. Que cada pai e encarregado de educação mande o seu educando para a escola. Que cada doente que chegar hospital, seja atendido. Acreditamos que a greve será suspensa”, disse a porta-voz.

Ela mostrou-se bastante optimista com o fim da paralisação, porque conforme realçou, estiveram presentes na reunião, todas as franjas da sociedade civil guineense.

Related Posts