A República Popular de China inaugurou dia 28 de Janeiro em Bissau, o Instituto Confúcio para o ensinamento do Mandarim (língua oficial da China). Esta iniciativa, é para as autoridades chinesas, um passo importante para a integração da cultura chinesa no mundo. Falando das relações, o Embaixador Yang Renhuo disse que, cada vez mais pessoas são atraídas pela profundidade da cultura chinesa e impressionadas pelo milagre do desenvolvimento da China.
Na íntegra, o discurso do Embaixador da China na Guiné-Bissau, Sr. Yang Renhuo na cerimônia de inauguração do Instituto Confúcio
Prezado Sr. Djulde Camará, Diretor Geral de Escolas Superiores de Educação do Ministério da Educação da Guiné-Bissau,
Prezado Sr. Ibraima Djaló, Diretor da Escola Superior de Educação–Unidade Tchico Té,
Prezado Sr. Lei Yanxing, Diretor Chinês do Instituto Confúcio,
Prezado Sr. Delfim Miguel da Silva, Diretor Guineense do Instituto Confúcio e Membros do Conselho do Instituto Confúcio,Amigos:
Bom dia! É com grande satisfação que hoje participo nesta cerimônia de inauguração e testemunho a abertura do Instituto Confúcio em Bissau, juntamente com os amigos da Guiné-Bissau que gostam da China e da cultura chinesa. Gostaria de expressar, em nome da Embaixada da China na Guiné-Bissau, os mais calorosos parabéns para a inauguração do Instituto Confúcio da Escola Superior de Educação–Unidade Tchico Té e também a sincera gratidão à Universidade Normal de Hebei e à Escola Superior de Educação–Unidade Tchico Té, pelos seus esforços para a causa do Instituto Confúcio!
O Presidente Xi Jinping destacou que os intercâmbios e a aprendizagem mútua entre civilizações são força motriz inesgotável para o progresso da civilização humana e para a paz e o desenvolvimento mundial. Durante milhares de anos, as duas grandes civilizações da China e da África têm-se complementado, tornando-se a fonte histórica e intelectual da amizade sino-africana. Hoje, o Instituto Confúcio na Guiné-Bissau é oficialmente inaugurado, marcando um novo destaque na história das relações bilaterais entre a China e a Guiné-Bissau, uma nova conquista da cooperação prática e mais um marco importante na área de intercâmbio cultural entre os dois países. Agora, há Instituto Confúcio em todos os países de língua portuguesa, que acrescenta um toque rico e colorido à bela pintura dos intercâmbios culturais entre a China e os países de língua portuguesa.
Nos últimos anos, as relações entre a China e a comunidade internationcal tornaram-se cada vez mais positivas e o conceito de construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade enraiza-se nos corações das pessoas. Cada vez mais pessoas são atraídas pela profundidade da cultura chinesa e impressionadas pelo milagre do desenvolvimento da China. Eles enxergaram oportunidades e esperança na China e optaram por aprender a língua e a cultura chinesas. Creio que, depois da abertura do Instituto Confúcio, muitos estudantes guineenses participarão nos cursos de língua e cultura chinesa e tornarão-se uma nova força para o desenvolvimento contínuo da parceria estratégica entre a China e a Guiné-Bissau. Espero que o Instituto Confúcio desempenhe um papel vital como ponte para o intercâmbio cultural e a cooperação entre a China e a Guiné-Bissau, e a Embaixada da China na Guiné-Bissau está disposta a fornecer apoio firme ao funcionamento do Instituto Confúcio.

O ano 2026 é o Ano China-África de Intercâmbio entre os Povos. Recentemente, foi realizada a cerimônia de abertura do Ano China-África de Intercâmbio entre os Povos na sede da União Africana. O Presidente Xi Jinping enviou uma carta de felicitações para a cerimônia de abertura, e Wang Yi, membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China e Ministro das Relações Exteriores, participou pessoalmente e visitou a Etiópia e outros dois países, marcando o 36º ano consecutivo em que a África tem sido o destino da primeira visita ao exterior do ministro das Relações Exteriores da China. Isso demonstra plenamente a grande importância que a China atribui ao Ano China-África de Intercâmbio e a profunda amizade entre o povo chinês e o povo africano. Estamos dispostos a trabalhar com todos os países africanos para aproveitar o Ano China-África de Intercâmbio a promover a construção conjunta da Comunidade com Futuro Compartilhado China-África de Todos os Tempos para a Nova Era, e para que os povos chinês e africano se aproximem, a cooperação China-África se expanda e a amizade China-África se aprofunde.
Amigos, o Ano Novo Chinês do Cavalo está a aproximar-se. Em nome da Embaixada da China na Guiné-Bissau, desejo grande sucesso ao Instituto Confúcio, um feliz ano novo Chinês e um próspero Ano do Cavalo a todos!
Obrigado.



