A entidade reitora do futebol guineense apresentou ontem, terça-feira, 17. 02. 2021, aos sócios e as equipas nacionais, um novo roteiro para a realização das provas oficiais, sob sua jurisdição.
A proposta contém um formato alternativo, para a realização dos campeonatos nacionais da primeira e segunda divisão nacional, onde no escalão principal, vão se jogarem em duas séries e no secundário, terá quatro grupos.
Com isto, os dias e as jornadas serão reduzidos e encaixaria perfeitamente na conjuntura atual, onde por causa da pandemia foi adiado o início dos campeonatos nacionais.
Isso permitirá ganhar o tempo perdido, e também a parda de mais uma temporada, mas a ideia não teve aval dos presos pesados do campeonato guineense, como caso do Sporting CGB e Sport Bissau Benfica, CF Balantas de Mansoa, Portos de Bissau e Flamengo de Pefine.
Nas opiniões dos representantes dos dois Dinossauros do futebol da Guiné-Bissau, o antigo formato deve sentar-se intacto e deve ser cumprido, tal igual nos últimos anos!
Na segunda escalão, a proposta teve uma aceitação unânime das 24 equipas, bem ao contrário da escalão principal.
A nossa equipa de reportagem ouviu e registou os depoimentos de algumas equipas, como caso de Ajuda Sport Clube, Binar FC e Safim FC.
Sana Djau de FC Binar “ tendo em conta o período temporal, a chuva, são fatores que desacompanha este aspeto, a série do 4 vai ficar e fazemos fé que a federação vai levar em consideração, para escolher o melhor e onde cada equipa vai dar o seu parecer sobre o assunto…”
Adulai Califo Baldé da Ajuda Sport Clube “ Nos deixamos bem claro a nossa posição, optamos pelo formato de 4 séries, de 6 equipas cada, para poder encurtar o tempo, porque vamos chegar logo na época chuvosa e as deslocações das equipas ficam mais complicadas para o interior e os vereadores são promovidos a primeira divisão automaticamente.
Abuali Sonco de FC Safim “ tendo em conta fator tempo, este seria a melhor para todos”
Agora resta saber a decisão final dos clubes, que deve ser conhecida na próxima segunda-feira, 22 do corrente mês.
Por: Irama Turé
Jornalista da RDN