Dacar (Senegal), 21 de Outubro de 2025 – Pelo quinto ano consecutivo, o Prémio Galien África celebra a excelência e a inovação. O prémio distingue investigadores, instituições e indústrias farmacêuticas do setor público ou privado que tenham desenvolvido iniciativas, serviços, produtos farmacêuticos, biotecnológicos, de fitoterapia, de diagnóstico, dispositivos médicos ou soluções digitais recentemente introduzidos no mercado africano. Na sequência de um rigoroso processo de seleção, baseado numa Carta, numa grelha de avaliação e em procedimentos envolvendo todos os órgãos de governação do Prémio (Conselho de Administração, Júri e Comité de Honra), os resultados são agora conhecidos.
Assim, os Copresidentes do Júri, Dr. John Nkengasong e o Professor Souleymane Mboup, têm o prazer de anunciar que os vencedores de 2025 do Prémio Galien África são:
- La Ruche Health (Costa do Marfim), representada por Sr. Rory Assandey
- Nas categorias Melhor Produto Farmacêutico, Melhor Produto de Fitoterapia Tradicional e Melhor Produto Biotecnológico, os prémios não foram atribuídos em 2025.
O Prémio Galien África é dotado de uma bolsa no valor de 20 000 000 FCFA (Vinte Milhões de Francos CFA), equivalentes a cerca de 35 000 USD (±Trinta e Cinco Mil Dólares Americanos).
La Ruche Health (https://www.laruche.health/fr) é uma empresa africana francófona de saúde digital que trabalha para melhorar o acesso aos cuidados de saúde das populações frequentemente marginalizadas, nomeadamente mulheres, jovens e comunidades de baixos rendimentos.
A sua principal inovação é uma plataforma móvel que liga os utilizadores a prestadores de cuidados de saúde certificados e a serviços culturalmente adaptados, baseando[1]se nas ciências comportamentais e em dados em tempo real para personalizar os cuidados. Desde o seu lançamento, a La Ruche Health já alcançou mais de 75 000 utilizadores na Costa do Marfim e no Senegal, oferecendo cuidados a pedido nas áreas de saúde mental, saúde sexual e reprodutiva e cuidados primários, com um forte enfoque no bem-estar emocional.

O Prémio Galien África atribuirá também este ano dois Prémios Especiais em reconhecimento da carreira e dos trabalhos de duas personalidades africanas:
- Dr. Michael MAKANGA (Uganda), Diretor Executivo da Global Health EDCTP3
- Sra. Adji Bousso DIENG (Senegal), Professora Adjunta de Informática na Universidade de Princeton A organização do Prémio Galien África 2025 é possível graças ao apoio da Presidência da República do Senegal, da Gates Foundation, da Organização Oeste Africana da Saúde (OOAS) e da The Rockefeller Foundation, entre outros. O Prémio Galien África será entregue durante a cerimónia de encerramento do 8.º Fórum Galien África, que terá lugar de 28 a 31 de Outubro de 2025 em Dacar (Senegal), sob o tema: “Soberania Sanitária: um imperativo para África.



