Nacional

Juízes Conselheiros do Tribunal Militar soltos pelo Estado-Maior

Foram colocados em liberdade há pouco (na manhã desta segunda-feira, 5), os três Juízes Conselheiros que há mais de uma semana estavam retidos no Estado-maior General das Forças Armadas, na sequência do Acórdão de soltura dos detidos do caso 1 de Fevereiro de 2022. Não se sabe, quais as medidas de caução adoptadas, mas UH sabe que, a libertação dos juízes detidos desde 26 de Julho último foi praticamente incondicional, tendo em conta que não existiu nenhum processo. Neste momento, Melvin Sampa, Rafael e Imbana estão em liberdade, mas não se sabe se é provisória ou definitiva.

A nossa fonte confirma algumas conversas entre os juízes com alguns responsáveis militares, mas tal não pode ser considerado de processo, uma vez que não foi tratado por instâncias como a promotoria militar. Outro facto que não se sabe é o futuro da decisão tomada, se os mesmos vão insistir no cumprimento da decisão, visto que até a data presente não se cumpriu a libertação.

Ao reagir a informação, a Liga Guineense dos Direitos Humanos diz que, os três juízes Conselheiros do Tribunal Superior Militar que tinham sido sequestrados pelo CEMGFA General Biaguê Na Ntam no dia 24 de Julho de 2024, foram libertados hoje. “Trata-se de mais uma derrota do autoritarismo e da ditadura. A luta continua”, lê-se no comunicado.

Related Posts