A manhã do dia 29 de Janeiro foi de Intifada total em Mansoa, 60 quilómetros de Bissau. Os alunos do Liceu Local, Quemo Mané discordaram com a recente nomeação do novo Director da mesma. Trata-se de Abulai Djá, que, no regime anterior do Governo de Nuno Nabian, exercia ás funções de administrador do Sector. Depois de ser chamado para às novas funções, os alunos terão manifestado contra alegando o seu exercício como administrador.
Na manhã de hoje conforme os relatos locais, os alunos terão tentado bloquear as portas que dão o acesso. A intenção instalou uma confusão entre os alunos e alguns defensores da Direcção, sobretudo quando os alunos tentavam violar as portas de turbas violando o imobiliário etc..
Foi na sequência de toda a confusão que, primeiro o Director contestado tentou envolver o Comissário da Polícia local. A presença deste só ajudou para agudizar a tenção, porque foi a partir daquele momento que começaram a queimar pneus.
Incapaz de conter os alunos, pediu-se o reforço de mais agentes da Polícia que, a chegada acabaram por disparar alguns tiros. Não se sabe de concreto se o protesto foi espontâneo ou está a ser liderada pela associação dos estudantes, mas o que é indubitável é a solidariedade que os alunos estão a ter de muitos professores.