Quase dois meses depois, aconteceu finalmente. O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, presidiu pela primeira vez, o Conselho de Ministros do Governo liderado por Geraldo Martins. Contrariamente ao habitual, a plenária governamental teve lugar na Presidência da República em conformidade com as exigências do Presidente da República.
Depois de quase dois meses de impasse sobre o local onde se deveria realizar o encontro, o Executivo acabou por ceder, uma vez que, o Presidente Umaro Sissoco Embaló jurou jamais aparecer no Palácio do Governo para presidir o Conselho de Ministros, porque foi atacado em Fevereiro de 2022.
Última Hora sabe que, cedo o PR pediu para presidir o Conselho de Ministros, mas cedo os membros do Governo exigiram que, tal deveria acontecer no Palácio do Governo que é a sua sede. Em resposta a essa exigência, o Chefe de Estado terá mesmo abandonado a ideia, mas nos últimos tempos, voltou a carga.
Para que o assunto não provocasse um incidente entre às partes, o Governo cedeu e na manhã do dia 20 de Outubro, a plenária decorreu na Presidência da República.
No período dedicado a captação de imagem por parte dos jornalistas, era visível um PR, pouco sorridente e com um semblante bastante sério. Mesmo assim ainda cumprimento alguns ministros e em relação aos outros só fez gestos. Após receber os cumprimentos dos membros do Governo, o Chefe de Estado começou com boas vindas através de uma nota que tinha a frente no seu lugar.
Não é do conhecimento de jornalistas se o PR apresentou alguma proposta para Ordem do dia, mas os assuntos em agenda fora todos elencados pelo Governo.