O lider do Partido para a Estabilidade (PAPES) garante que o seu partido tem condições para garantir escolas para as crianças do país. Malam Cissé falava num comício na cidade de Catió sul do pais, afirmou que, a sua formação política está em condições de acabar com analfabetismo no seio dos guineenses. “Como é que possível em pleno século XXI ainda teremos mais de 60% da população que não sabe ler e nem escrever. Os nossos adversários andam com fatos e gravatas ostentando ser eles os quadros deste país. Mas garanto vos que ninguém é quadro se não faz nada acontecer “, sublinhou Malam cissé.
O líder de PAPES disse que os atuais dirigentes do país não estão preparados. O político afiançou que a agricultura pode resolver os problemas do país e, apontou algumas localidades com exemplo. “As bolanhas de iuci, contuboel e carantaba podem resolver o problema de fome no país. Nestas bolanhas, podemos produzir 75 mil toneladas de arroz”, garantiu Malam cisse.
Na senda das criticas. O líder PAPES disse que o país tem melhores condições de prática de agricultura é a Guiné-Bissau. Por isso questionou como é possível em 50 anos de independência ainda existir a fome. O politico denunciou a corte abusiva de floresta e sobretudo de frutos silvestres. Malam cissé apelou os jovens a tomarem conta do país.
“Todos querem trabalhar no Estado, porque entenderam que o estado é o lugar para acabar com pobreza. Mas a verdade é que, o Estado não pode ser maior empregador. Se o Estado for maior empregador, o nosso terá sempre problemas “, afirmou, acrescentando que, o próprio Estado não consegue cobrir a sua despesa.
O lider de PAPES pediu o povo para abrir olhos e vigiar o pleito porque segundo ele a Comissão Nacional das Eleições disse não ter condições para pagar subsídio aos representantes dos partidos políticos.
De referir que o Partido para Paz e Estabilidade Social participa pela primeira vez nas eleições legislativas e concorre em alguns círculos eleitorais do país.
Iaia Sama